Blog do Digão


Beicinho gospel
14/07/2009, 5:27 pm
Filed under: igreja
A igreja sou eu... buáááá...

A igreja sou eu... buáááá...

Somos chamados de protestantes, certo? E o que um protestante faz? Protesta, é lógico. Há muito para se protestar. Podemos protestar contra a indigência da igreja, sua secura teológica, seu comportamento extravagante – como se isso fosse elogio – , sua falta de amor.

Isso tudo faz parte de um protesto. Mas um protesto de verdade apresenta, junto à discordância, uma alternativa viável àquele quadro desolador. Isso, além de protesto, também se chama profecia.

Mas o que vejo hoje em dia é apenas um choramingo de gente que ainda precisa de mamãe e papai, que ainda está nas fraldas (literal e metaforicamente falando), que nunca se comprometeu com a igreja, mas que de repente acha bonito apontar o dedo pra todo mundo. Como os ateus fashion, que acham bonito meter o pau em Deus sem se darem conta de como Richard Dawkins é uma besta (Allister McGrath o desossou de maneira competente) e que se contenta em uma explicação meia-boca baseada em uma teoria que há tempos faz água, assim também são aqueles que fazem beicinho gospel: metem o pau em tudo e em todos, mas na hora de apresentarem uma alternativa, gaguejam e pulam fora.

Sei bem do estado da igreja, porque estou inserido nela. Discordo de um monte de coisas, e procuro, com meu ministério pastoral, fazer diferença, apresentar uma alternativa a esse estado de calamidade a que estamos vendo. Mas fico muito chateado com gente sem nenhum compromisso querer dar uma de professor de Deus. Palhaçada e infantilidade tem limites.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: