Blog do Digão


Passando por aquele inferno
09/11/2010, 1:07 pm
Filed under: Genizah Virtual, igreja, Pastorado de verdade
Chico Buarque, no auge da ditadura militar no Brasil, escreveu uma linda música: O que será, falando sobre a paranóia daqueles tempos bicudos. Lá no final da letra, Chico escreve com maestria: E mesmo padre eterno / Que nunca foi lá / Olhando aquele inferno / Vai abençoar! / O que não tem governo / Nem nunca terá! / O que não tem vergonha / Nem nunca terá! / O que não tem juízo…
Apesar de estar falando sobre um momento específico na história do Brasil, a letra de Chico me salta aos olhos por outro problema. Neste trecho, parece desnudar um problema que muita gente no mundo, inclusive eu, enfrentamos: o problema da depressão.
Infelizmente não se achou uma cura efetiva para este mal. Aliás, nem sei como andam as pesquisas a respeito. Sei que no meio secular esta questão está sendo tratada com muito mais atenção e carinho que no meio cristão.
Para quem nunca teve esta experiência, descrevê-la se torna um pouco inglório. Para ilustrar, a depressão é como um bicho que vai roendo o corpo por dentro, a partir das entranhas e da mente. Com sua saliva ácida, vai corroendo a mente e o corpo da pessoa, até que não reste muita coisa daquilo que Deus originalmente projetou.
Ou seja, aos poucos, a pessoa vai se zumbificando. A vida se torna um fardo. O fato de saber que vai levantar no outro dia torna o sono algo ruim.
Para piorar, somos mestres em jogar mais carga nos ombros de quem sofre de depressão. Damos sempre aquelas desculpas esfarrapadas para disfarçar nossa indiferença e individualismo com um manto de falsa santidade. Aconselha-se ler mais a Bíblia, orar mais, jejuar mais, até dizimar mais! Isso quando não se parte para a possessão demoníaca pura e simples!
Mas o que muita gente não sabe é que a própria igreja evangélica é fator gerador de muitos casos de depressão. O contraste entre aquilo que a Bíblia ensina e a prática eclesiástica é abissal. Pesquisas indicam que 47,5% dos pastores, padres e ministros sofrem de alguma doença psicológica, incluindo a depressão. Isso quando não se parte logo para o suicídio, gerado pela iniqüidade institucionalizada da igreja evangélica.
Enquanto produzia este texto, fui acometido de uma forte crise depressiva. Nesta crise, a fé se esfarelou, a visão de futuro sumiu, a esperança deixou de existir. Não fosse a pronta atuação de minha esposa, eu teria me matado. Ainda estou lidando com os cacos, mas a nuvem negra sobre minha cabeça já começou a dissipar, e consigo ver já alguma coisa à frente. A fé ainda está bem machucada, mas espero que venha a se recuperar plenamente.
Aquele inferno do Chico Buarque era, certamente, as entranhas do governo militar dos anos 70. Mas aquele inferno de muita gente, em vez disso, é sua permanente angústia e desassossego. É aquele inferno que carrego. Não tem demônios, mas tem a psique entortada; não há fogo e enxofre literal, mas uma perene tormenta interna.
Entretanto, quando me volto à Palavra, fico mais aliviado. Ali vejo gente boa que passou a mesma coisa que eu. Elias quis morrer (1 Rs 19.4). Jeremias se achou um lixo (não passo de uma criança, disse ele em resposta ao chamado de Deus – Jr 1.6). Jó amaldiçoou a notícia de seu nascimento (Jó 3.3). Timóteo, jovem pastor da igreja de Éfeso, ficou paralisado com a depressão (2 Tm 1.4-7). Jesus chegou a afirmar que estava triste como a morte (Mt 26.37, 38).
Portanto, meu sentimento de inadequação para a vida e para o ministério foi partilhado por bastante gente antes de mim, e agora mesmo continua partilhado por outro punhado de gente. Mas sempre procuro me lembrar que aquele inferno recebeu a visita do padre eterno, ao contrário da música do Chico. E Ele nos lembra que está conosco, até mesmo nas profundezas mais extremas da alma (Sl 139.8). Enfim, quando passo por aquele inferno, procuro me lembrar que Jesus é não chamado de Emanuel (Mt 1.23) à toa. Ele é Deus comigo.
Anúncios

4 comentários so far
Deixe um comentário

Digão querido.

Como me ve nas tuas linhas. Acho que estou no processo de saída desse inferno e sei muito bem o que dizes…
Realmente , Jesus é Emanuel, em nós se faz vida em meio a nossa morte.

Paz.

Comentar por Si Caetano

Pastor,

Tava passeando aqui pelo seus textos, me deleitando…

Sabe, sou fã do Chico há séculos, quando ainda estava nas fraldas (pra num dizer que sou velha he he)

Acho bacana vc abordar esse tema da depressão com tanta espontaneidade e transparência.

Aliás, nunca tive muita paciência para a perfeição e a santidade que querem passar muitos dos nossos gurus espirituais. E seus fiéis seguidores rss

Confio mais em quem admite suas fraquezas do que no que se acha o cara “abençoado”, feliz, realizado.

Abs,

Rê.

Comentar por Regina Farias

estou passando pelo mesmo problema “DEPRESSA” lendo sua historia parecia que esatava lendo a minha…e oque +++me atormenta e a falta de compreensao dos irmaos em Cristo,da minha familia e as vezes de mim mesmo,fico lutando contra tudo isso e cada dia mais me machuco ++++e+.fico + aliviada em saber que grandes homens da Biblia passaram pelo mesmo problemas…se eles conseguiram sair dessa …nos conseguiremos tb !

Comentar por SILVANA

orando por ti, digão!

Comentar por Paulo Cassiano




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: