Blog do Digão


Apascentando ovelhas ou entretendo bodes?
26/12/2010, 2:33 pm
Filed under: Uncategorized

Um mal está no declarado campo do Senhor, tão grosseiro em seu descaramento, que até o mais míope dificilmente deixaria de notá-lo durante os últimos anos. Ele se tem desenvolvido em um ritmo anormal, mesmo para o mal. Ele tem agido como fermento até que toda a massa levede. O demônio raramente fez algo tão engenhoso quanto sugerir à Igreja que parte de sua missão é prover entretenimento para as pessoas, com vistas a ganhá-las.
Da pregação em alta voz, como faziam os Puritanos, a Igreja gradualmente baixou o tom de seu testemunho, e então tolerou e desculpou as frivolidades da época. Em seguida ela as tolerou dentro de suas fronteiras. Agora as adotou sob o argumento de atingir as massas.
Meu primeiro argumento é que prover entretenimento para as pessoas não está dito em parte nenhuma das Escrituras como sendo uma função da Igreja. Se este é um trabalho Cristão, porque Cristo não falou dele? “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15). Isto está suficientemente claro. Assim teria sido se Ele tivesse adicionado “e proporcionem divertimento para aqueles que não tem prazer no evangelho.” Nenhuma destas palavras, contudo, são encontradas. Não parecem ter-lhe ocorrido.
Então novamente, “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores… para a obra do ministério” (Efésios 4:11-12). Onde entram os animadores? O Espírito Santo silencia no que diz respeito a eles. Foram os profetas perseguidos porque divertiram o povo ou porque o rejeitaram? Em concerto musical não há lista de mártires.
Além disto, prover divertimento está em direto antagonismo com o ensino e a vida de Cristo e de todos os seus apóstolos. Qual foi a atitude da Igreja quanto ao mundo? “Vós sois o sal” (Mateus 5:13), não o doce açucarado – algo que o mundo irá cuspir e não engolir. Curta e severa foi a expressão: “deixa os mortos sepultar os seus mortos.” (Mateus 8:22) Ele foi de uma tremenda seriedade.
Se Cristo introduzisse mais brilho e elementos agradáveis em Sua missão, ele teria sido mais popular quando O abandonaram por causa da natureza inquiridora de Seus ensinos. Eu não O ouvi dizer: “Corra atrás destas pessoas, Pedro, e diga-lhes que nós teremos um estilo diferente de culto amanhã, um pouco mais curto e atraente, com pouca pregação. Nós teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que certamente se agradarão. Seja rápido Pedro, nós devemos ganhar estas pessoas de qualquer forma.” Jesus se compadeceu dos pecadores, suspirou e chorou por eles, mas nunca procurou entretê-los.
Em vão serão examinadas as Epístolas para se encontrar qualquer traço deste evangelho de entretenimento! A mensagem delas é: “Saia, afaste-se, mantenha-se afastado!” É patente a ausência de qualquer coisa que se aproxime de uma brincadeira. Eles tinham ilimitada confiança no evangelho e não empregavam outra arma.
Após Pedro e João terem sido presos por pregar o evangelho, a Igreja teve uma reunião de oração, mas eles não oraram: “Senhor conceda aos teus servos que através de um uso inteligente e perspicaz de inocente recreação possamos mostrar a estas pessoas quão felizes nós somos.” Se não cessaram de pregar a Cristo, não tiveram tempo para arranjar entretenimentos. Dispersos pela perseguição, foram por todos lugares pregando o evangelho. Eles colocaram o mundo de cabeça para baixo (Atos 17:6). Esta é a única diferença! Senhor, limpe a Igreja de toda podridão e refugo que o diabo lhe tem imposto, e traga-nos de volta aos métodos apostólicos.
Finalmente, a missão de entretenimento falha em realizar os fins desejados. Ela produz destruição entre os novos convertidos. Permita que os negligentes e escarnecedores, que agradecem a Deus pela Igreja os terem encontrado no meio do caminho, falem e testifiquem. Permita que os oprimidos que encontraram paz através de um concerto musical não silenciem! Permita que o bêbado para quem o entretenimento dramático foi um elo no processo de conversão, se levante! Ninguém irá responder. A missão de entretenimento não produz convertidos. A necessidade imediata para o ministério dos dias de hoje é crer na sabedoria combinada à verdadeira espiritualidade, uma brotando da outra como os frutos da raiz. A necessidade é de doutrina bíblica, de tal forma entendida e sentida, que coloque os homens em fogo.

Texto de Charles H. Spurgeon, que pode ser encontrado aqui. Uma triste nota é que, se a coisa já andava feia no século XIX, no século XXI desandou de vez.

Anúncios

7 comentários so far
Deixe um comentário

Impressionante! Alguem poderia dizer que Spurgeon estava tendo um vislumbre “profético”, do que está acontecendo em nossos tempos.
Abaixo os “saltimbancos gospel de Gizus”.

Comentar por Walter Filho

BOA TARDE: A PAZ IRMÃO REALMENTE ESTÁ DIFÍCIL.

PR CLAUDIO ACCONCI
email prclaudio-acconci@bol.com.br
pracconci.blogspot.com
12 3672 3447
12 97258223

A ADORAÇÃO MUSICAL NAS IGREJAS- MUSICA OU LOUVOR?
AMADO DE DEUS: AINDA EXISTEM CABEÇAS PENSANTES… GRAÇAS A DEUS.
CERTO DIA ME OCORREU O DESPRAZER DE IR A UMA IGREJA MINISTRARE OUVIR O “CREU ‘ GOSPEL, EU VOU EM QUALQUER IGREJA QUE ME CONVIDAREM E NÃO COBRO PRA PREGAR( SOU CRITICADO PELOS COLEGAS POR ISSO!!!).
ACEITANDO DE BOM GRADO, SEMPRE VOU EM QUALQUER LUGAR COM CARINHO E COM AFETO, UM CONVITE PARA ATENDER UM GRUPO DE JOVENS FUI AO CULTO.
CHEGANDO LÁ VERIFIQUEI QUE NAÕ HAVIA O COSTUME DO PALETO/GRAVATA; E PARA FICAR MAIS A VONTADE E NÃO CONSTRANGER A JUVENTUDE TIREI O MEU, DOBREI A CAMISA, TIREI A GRAVATA.
NORMALMENTE USO JOIAS COMO RELOGIO DE FAMILIA, PULSEIRA DE PRATA, CORRENTE DE OURO NO PESCOÇO COM NOME DA ESPOSA,( SOU LIBERAL QUANTO AOS COSTUMES, POIS CD IGREJA TEM OS SEUS E DEVEMOS RESPEITAR).
COMO TENHO POUCO MAIS DE 40 ANOS E COMO MINHA ESPOSA É JOVEM COM 26, DÁ COM UM POUQUINHO DE BOA VONTADE PRA EU ME PASSAR POR JOVEM, E DESTE MODO POR EDUCAÇÃO FIZ UM “JOGO DE CINTURA’ NA ESPERANÇA DE SER AGRADÁVEL, SENDO EDUCADO.
O CULTO FOI UMA BENÇÃO, ORGANIZADINHO, COM ORDEM, SAUDAÇÕES, APRESENTAÇÃO DE VISITANTES, ENTRADA DAS BANDEIRAS, HINO NACIONAL, LOUVORES DA HARPA CRISTÃ, TUDO ISPSI LITERIS COMO VEMOS NA GRANDE MAIORIA DAS IGREJAS, LOUVOR DOS JOVENS COM MUSICAS DO MOMENTO ACOMPANHADAS DE VIOLÃO, GUITARRA, BATERIA TUDO TRANQUILINHO, SEM NENHUMA NOVIDADE.
A MINISTRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS FOI COMO TEMA ATOS DOS APOSTOLOS CAP 2 VV 1 A 4, TEMA DE FÁCIL ENTENDIMENTO, CONHECIDO, LIDO E RELIDO PELOS JOVENS DE QUALQUER IGREJA, QUE FALA SOBRE O ESPIRITO SANTO, UM TEMA SIMPLES COM UMA MENSAGEM AGRADAVEL, E DE EFICÁCIA: PRÁTICO E SEM SUBTERFÚGIOS, MENSAGEM PARA EVANGELISMO.
AGORA QUE VEM A SURPRESA, DEPOIS DE MINISTRAR 25-30 MINUTOS AO FAZER O FECHAMENTO COM A CONCLUSÃO, SOLICITO AUTORIZAÇÃO DO APOSTOLO PARA CHAMAR A JUVENTUDE A FRENTE PRA ORAR, UNGIR, MINISTRAR,E O QUE NÓS DA “VELHA GUARDA” CHAMAMOS DE “FAZER O APELO” OU CONVITE.
QDO CHAMO A JUVENTUDE PRA ORAR A FRENTE, O “DJ”- ELES CHAMAM ASSIM!!- ME PÕE UM SOM FUNK COM LETRA, ARRANJO, MELODIA MUSICAL IGUALZINHO DO CREU, E AS MENINAS COMEÇAM A DANÇAR COM DEDINHO NA BOCA E CARINHA DE ‘PIRIGUETE’ OLHANDO PRA MIM PRA RECEBER A UNÇÃO.
PRA VC LEITOR PODE PARECER ENGRAÇADO A CENA MAS FOI ALTAMENTE CONSTRANGEDOR, E DE REPENTE PRA PIORAR MAIS ME VEM UM MONTE DE MOCINHAS DE 14, 15, 16 ANOS COM CALÇA CINTURA BAIXA DESSAS TIPO “GANG”, E DUAS OU TRES DE CALÇA BRANCA OU DESCOLORIDA NÃO SEI E SALTO ALTO REBOLANDO ATÉ NO CHÃO COM AS MÃOS NA CINTURA RECEBER O BATISMO COM ESPIRITO SANTO, E PRA DEIXAR O CLIMA MAIS TENSO AINDA, O DJ SOLTA UMA FUMAÇA DE GELO SECO COM LUZES COLORIDAS DE BOATE DE 5ª E O ANIMADOR/PASTOR/APOSTOLO ME DIZ ASSIM: ” O HOMEM É UNGIDO” PÕE A MÃO NELE
PRA PEGAR UNÇÃO.
VIROU UMA HISTERIA, CAIU UMAS DUAS RODOPIANDO E EU NÃO PODIA POR AS MÃSO SOBRE AS DEMAIS MENINAS SE NÃO MANIFESTAVA AINDA MAIS ‘DAQUILO” MANIFESTOU UM MONTE.
A MÃE DE UMA DAS “SANTINHAS”, UAM SENHORA DE 35 ANOS DESCOBRI DEPOIS, FALAVA GLÓRIA E DANÇAVA EM LINGUAS COM UMA SAINHA QUE CABIA NA MINHA MÃO.
CONCLUSÃO: TIVE DE LEVAR UMAS 4 MOÇAS PRA SALA DE ORAÇÃO E PEDIR PRA MINHA ESPOSA EXPULSAR.
UM ABSURDO.
PR CLAUDIO ACCONCI

Comentar por PASTOR CLAUDIO ACCONCI

Cada vez mais os hereges estão distorcendo coisas naturais. Alegria não significa bagunça, felicidade não significa algazarra, seriedade não significa algo enfadonho ou desinteressante.
Acontece que determinadas denominações não usam de “inteligência” para tornar o culto algo que realmente edifique e louve a Deus, porque verdade seja dita, tem muita liturgia de culto junto com a pregação e pregador, que deveria ser receitado como sonífero, porque o resultado é sono garantido.
Na minha opinião a igreja tem que ser moderna ( estar no contexto ) sem modernismos ( heresia e apostasia ) que se vê em denominaçãoes neopentecas. Tais como pula-pula, roda-roda, sapatinho de fogo, criança profeta e por aí a fora.

Comentar por Paulo César

Em tempo !

Até agora não ví, nenhum “tele-apóstolo-pastor-missionáro-bispo-profeta, etc.” mencionar o fato e orar a Deus pelos familiares e atingidos pelas tragédias ocorridas. ´

Será que estou desinformado ???

Comentar por Paulo César

É o tipo de texto que preciso fazer um ctrl+c e ctrl+v do link e postar no Tweeter, Facebook e e-mail.

Comentar por @JMoitinho

As vezesme pergunto como isso vai acabar e, sera que quando o filho de Deus voltar encontrara fe nesta terra ou so farra.

jose eduardo; 02/07/11

Comentar por jose eduardo

é carnaval ou culto? culto não é carnaval.

Comentar por Nameless2




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: